Como surgiu a cachaça, segundo Câmara Cascudo
Nosso estado possui inúmeros expoentes da cultura e história e um deles é o escritor Câmara Cascudo, que nos deixou uma série de estudos, publicações e lendas, essenciais para o entendimento do passado e suas influências nos dias atuais. Apesar de ser um fato pouco conhecido da maior parte das pessoas, o autor se debruçou sobre o universo da cachaça no livro Prelúdio da Cachaça.
Nele, Câmara Cascudo mostra que a bebida, que embala festas, eventos e aquele famoso churrasco do fim de semana com os amigos, teve sua origem com a vinda dos portugueses ao Brasil, que se utilizaram de técnicas árabes para produzir a bebida. Assim, a primeira versão teria surgido em São Vicente, onde existia uma forte cultura da produção cana de açúcar.
Além desta versão, existe outra que também remonta ao tempo colonial, e o que se conta é que a cachaça teria surgido após o processo de fermentação do líquido escuro que proveniente do aquecimento do caldo de cana.
Apesar de sua origem não ser definitivamente certa, o importante é que a cachaça se tornou uma bebida tipicamente brasileira e que tem ganhado o mundo!